June 03, 2018 at 10:59AM

By 03/06/2018Instagram

Outro dia entrei no Cabify e o motorista era um senhor gente boa que estava há só 5 dias no novo emprego. Durante a conversa comecei a falar sobre meu trabalho e ele então me pediu uma ajuda. Disse que a memória estava muito fraca, esquecia coisas rotineiras e, como exemplo, me falou que não tinha aprendido a usar o aplicativo da empresa no celular ainda. Disse que o filho até perdia a paciência com ele, porque ele não lembrava como usar. Eu fiquei ali pensando nessa questão de aprendizado e tempo, sabe? De alguma forma esquecemos que o que fazemos bem ou automaticamente hoje foi um processo de construção gradual que, com a prática, nos levou onde gostaríamos de chegar. 5 dias podem ser uma eternidade para alguns e muito pouco tempo para outros, isso é individual, único e relativo. Para nos ajudar a entender, é legal saber que existem 4 fases do aprendizado até algo virar automático:
1. Incompetência inconsciente: é quando não sabemos que não sabemos (quando eu era pequena, nem sabia que poderia aprender a dirigir um carro)
2. Incompetência consciente: é quando sabemos que não sabemos (eu sei que existe um aplicativo do cabify para motoristas, mas sei que não sei usar)
3. Competência consciente: é quando sabemos que sabemos (quando tiramos carteira e pegamos o carro sozinhos pela primeira vez tudo que fazemos é conscientemente calculado e medido, nada está automático) -> aqui é a fase em que muitos desistem, porque acham que já deveriam saber, sendo que estão construindo o aprendizado natural e precisam praticar.
4. Competência inconsciente: quando nem sabemos que sabemos (se você dirige há mais tempo, faz isso automaticamente e às vezes nem sabe como chegou onde chegou, não presta atenção consciente mais, é natural).
Portanto, para o filho do motorista gente boa, eu digo: paciência, cada um tem seu tempo, seu pai provavelmente não te apressou ou perdeu a paciência com você quando você passou o primeiro ano da sua vida aprendendo a andar. Via Instagram https://ift.tt/2JcXMIZ

Comentários

comentarios